Num momento de mudanças no calendário do futebol brasileiro, a Copa do Nordeste lança, nesta terça-feira, oficialmente, a Copa do Nordeste 2017. O evento que marca a abertura da quinta edição da competição é o sorteio das chaves, que ocorre em João Pessoa, na Paraíba. Serão 20 clubes participantes separados em cinco grupos. Entre os pernambucanos, a novidade é a volta da participação dos três grande da capital - nas duas últimas temporadas, o Salgueiro esteve entre os representantes do estado.
Em agosto deste ano, a organização da Copa do Nordeste confirmou os clubes participantes e a ordem dos potes para o sorteio, seguindo o mesmo sistema da temporada anterior, baseado no ranking da CBF de dezembro de 2015. Hoje, no entanto, tudo pode mudar. Sem garantir a vaga por meio da colocação no Estadual, o Ceará pode ser incluído na competição
Inicialmente, o Uniclinic, como vice-campeão cearense, seria um dos dois representantes do estado na Copa do Nordeste. O clube, no entanto, anunciou a desistência há alguns dias. O mesmo aconteceu com os outros dois “herdeiros” da vaga, Guarani de Juazeiro e Guarany de Sobral. Acontece que, até esta segunda-feira, a organização do torneio ainda mantinha o Uniclinic como participante. Sem ranqueamento na CBF, a equipe está no pote 4. Caso o Ceará seja incluso, haverá uma mudança substancial no sorteio, pois o time é 21° colocado no ranking. Assim, estaria no pote 1, dos cabeças de chave. Isso provocaria um remanejamento grande das equipes subsequentes.
Em declaração ao jornal O Povo, o presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, confirmou que o Ceará foi um dos inscritos na Copa do Nordeste, diante das desistências dos demais. Ele revelou que aguardava um posicionamento da Liga do Nordeste, o que deve acontecer nesta terça-feira, antes do sorteio. Por meio da sua assessoria de imprensa, a Liga reiterou a presença do Uniclinic. Notícia publicada no site da CBF também incluía o vice-campeão cearense.
As disposições dos potes, ainda sem o Ceará
Pote 1: Bahia (18º), Sport (19º), Vitória (20º), Náutico (25º) e ABC (26º)
Pote 2: América (29º), Santa (35º), Sampaio (39º), CRB (40º) e Fortaleza (42º)
Pote 3: Botafogo (56º), Campinense (72º), River (79º), Moto (97º) e CSA (103º)
Pote 4: Sergipe (137º), Itabaiana (164º) Juazeirense (174º), Uniclinic/Altos (s/r)
As disposições dos potes, com o Ceará
Pote 1: Bahia (18º), Sport (19º), Vitória (20º), Ceará (21°) Náutico (25º)
Pote 2: ABC (26º), América (29º), Santa (35º), Sampaio (39º), CRB (40º)
Pote 3: Fortaleza (42º), Botafogo (56º), Campinense (72º), River (79º) e Moto (97º)
Pote 4: CSA (103º), Sergipe (137º), Itabaiana (164º) Juazeirense (174º), Altos (s/r
)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós