segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Atlético-PR vê chance de Libertadores subir a 38%; confira raio-X da reta final

Com G-6, Atlético-PR entra no grupo de classificação para a Libertadores. Faltam 10 jogos - cinco deles como mandante - para a definição no Campeonato Brasileiro




Atlético-PR Ponte Preta Thiago Heleno (Foto: Giuliano Gomes/ Agência PR PRESS)Atlético-PR tem 38% de chance de terminar no G-6 (Foto: Giuliano Gomes/ Agência PR PRESS)
O Atlético-PR perdeu para o Santos no sábado e viu o G-4 ficar mais longe. Porém, a Conmebol anunciou mudanças na Libertadores de 2017, com a ampliação para G-6, e o Furacão viu as esperanças se renovarem.
O time de Paulo Autuori é atualmente o sexto colocado do Brasileirão, com 42 pontos, portanto dentro do grupo de classificação para o torneio continental. Segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, a chance de o Rubro-Negro conquistar a vaga é de 38%.
No Brasileirão de pontos corridos com 20 clubes (de 2006 para cá), o sexto colocado tem feito de 54 a 61 pontos. A média é de 58,2. O Furacão, portanto, precisaria de mais 17 pontos para chegar aos 59. Ou seja, teria que conquistar o equivalente a cinco vitórias e dois empates nos 10 jogos restantes.
O GloboEsporte.com faz um raio-X da reta final. O Atlético-PR disputará cinco jogos como mandante - com um show marcado para a Arena da Baixada, o local do clássico contra o Coritiba ainda não está definido. Será fundamental o time manter a força em casa. Por outro lado, o Furacão fará cinco jogos fora, onde o aproveitamento é de apenas 16%. Melhorar este desempenho e tirar pontos de concorrentes diretos pode selar a classificação.
Chapecoense (5 de outubro, Arena da Baixada) A Chapecoense ocupa a 11ª posição, mas é visitante indigesto. Tem quatro vitórias, cinco empates e cinco derrotas fora. Apesar disso, o Furacão precisa manter o aproveitamento na Arena da Baixada. Um tropeço pode ser muito prejudicial. No primeiro turno: empate por 0 a 0.
Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG têm 99% de chance de ir a Libertadores; Santos, 91%; Flu, 79%; Furacão, 38%; Botafogo, 29%; Corinthians; 26% e o Grêmio, 17%
Grêmio (13 de outubro, Arena do Grêmio) O Grêmio está, atualmente, na nona posição, dois pontos atrás do Atlético-PR na tabela. Em um duelo com um concorrente direto, não perder representará um grande passo para a conquista da vaga ao torneio continental. No primeiro turno: vitória por 2 a 0.
Coritiba (16 de outubro, local a definir) O rival tem brigado para escapar das últimas posições, mas - desculpem o clichê - clássico é clássico. O mando é do Furacão, porém, o local não está definido. Independente disso, a vitória é fundamental. No primeiro turno: derrota por 1 a 0.
América-MG (22 de outubro, Independência) O Atlético-PR tem aproveitamento de apenas 16% como visitante, mas pega o lanterna (que tem apenas cinco vitórias em 27 jogos) e precisa vencer. É, pelo menos na teoria, o jogo mais fácil do Furacão longe de casa nesta reta final. No primeiro turno: vitória por 1 a 0.
Cruzeiro (29 de outubro, Arena da Baixada) Mais um jogo em que o Atlético-PR precisará fazer valer o fator campo. O Furacão é, hoje, o melhor mandante, com 83% de aproveitamento (11 vitórias, dois empates e uma derrota) Não somar os três pontos pode ser decisivo. No primeiro turno: vitória por 3 a 0.
Robinho, do Cruzeiro, em ação contra o Atlético-PR (Foto: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)No primeiro turno, Furacão 3 a 0 no Mineirão (Foto: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)
Vitória (5 ou 6 de novembro, Barradão) O time baiano está na 12ª posição, atualmente mais perto da zona de rebaixamento do que do grupo de classificação para a Libertadores-2017. O Furacão pode tirar proveito disso e somar pontos preciosos como visitante. No primeiro turno: empate por 1 a 1.
Fluminense (16 ou 17 de novembro, local a definir) O Fluminense é o quinto colocado, com 46 pontos, e deve estar brigando por uma das vagas na competição continental. É um jogo em que - assim como o Grêmio - o Furacão não perder será um passo importante nesta disputa. No primeiro turno: vitória por 1 a 0
Sport (19 ou 20 de novembro, Arena da Baixada) O Sport é o 14° colocado, apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento. Com o jogo na Arena da Baixada, o Atlético-PR entrará em campo pressionado para conquistar o resultado positivo e seguir firme na briga pela vaga. No primeiro turno: derrota por 2 a 0
Corinthians (26 ou 27 de novembro, Arena Corinthians) Apesar de o time paulista viver um momento de queda hoje, deverá ser mais um confronto direto fora de casa. Se o Atlético-PR mantiver o embalo em casa e somar pontos fora nas rodadas anteriores, um empate em Itaquera pode ser valioso. No primeiro turno: vitória por 2 a 0.
Flamengo (4 de dezembro, Arena da Baixada) O Flamengo estará brigando pelo título ou já estará com a situação definida? Isso deve definir o grau de dificuldade desta partida. De qualquer forma, jogo em casa precisa ser sinônimo de vitória para Paulo Autuori e companhia. No primeiro turno: derrota por 1 a 0.
Lance durante a partida entre Flamengo e Atlético PR, válida pelo Campeonato Brasileiro 2016, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES), neste sábado (6).  (Foto: Futura Press)Atlético-PR encerra o Brasileirão contra o Flamengo; no primeiro turno, derrota por 1 a 0 (Foto: Futura Press)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós