sábado, 12 de novembro de 2016

Vinte anos depois, Ultimate volta a NY com Conor em busca de feito inédito

Maior astro da organização na atualidade, McGregor faz a luta principal do UFC 205 contra Alvarez para tentar tornar-se o primeiro atleta com dois cinturões simultâneos



Foram muitos anos de batalha para que o dia 12 de novembro se tornasse real para o Ultimate. A briga pela legalização do MMA no estado de Nova York foi intensa, repleta de frustrações pelo caminho, mas o grande dia chegou e em grande estilo. Vinte anos depois do UFC 12, realizado em Buffalo, que marcou o primeiro título de Vitor Belfort, a companhia retorna ao local, desta vez na própria cidade de Nova York, para realizar o UFC 205. E o não é só a sede que o torna histórico. Com um card recheado de estrelas e três disputas de título, a organização pode ter pela primeira vez um atleta campeão ao mesmo tempo em duas categorias, já que Conor McGregor, campeão dos penas (até 66kg), fará a luta principal contra Eddie Alvarez para tentar tomar para si o cinturão dos leves (até 70kg).
Conor McGregor, Eddie Alvarez, encarada, pesagem ufc 205 (Foto: Jason Silva)Conor McGregor enfrenta Eddie Alvarez para tentar fazer história no UFC 205 (Foto: Jason Silva)
A intensidade foi a tônica da semana em Nova York e o protagonista, claro, foi o polêmico astro irlandês. Na quarta-feira, chamou os holofotes para si no treino aberto, quando acertou uma cesta na quadra do New York Knicks em sua primeira tentativa de arremesso. Na quinta-feira, chegou atrasado na coletiva de imprensa, pegou o cinturão de Eddie Alvarez, iniciou confusão com o americano e chegou a ameaçar arremessar uma cadeira. Neste sábado, as diferenças serão acertadas dentro do octógono e as previsões de ambos, obviamente, foram das mais otimistas.
- Sábado à noite eu me tornarei imortal. Vou ser imortalizado nisso. Conseguir esse segundo cinturão nunca foi feito. Significa tudo para mim. É o trabalho da minha vida. Estou pronto. Cheguei preparado para dar um show para os fãs. Toda luta é diferente, toda abordagem é diferente. É por isso que eles não podem me desesperar. Será nocaute em um round - declarou Conor, durante o treino aberto.
- Lutei por 13 anos da minha vida, agora vou lutar para a maior torcida, estou muito empolgado e com muita expectativa para fazer isso. Eu fiz o que faço todos os dias, foi assim que me tornei campeão. O Conor vai ficar muito preocupado com meu wrestling e, quando ele estiver preocupado, vou acertar uma bomba e depois finalizá-lo - rebateu Alvarez.
Conor McGregor em coletiva do UFC NY (Foto: Jason Silva)Conor McGregor ameaçou arremessar uma cadeira durante coletiva do UFC 205, na quinta-feira (Foto: Jason Silva)
No histórico recente de ambos, vitórias impactantes dão a tônica. Em julho, o americano impressionou ao nocautear Rafael dos Anjos para ganhar o cinturão dos leves. Antes disso, bateu Anthony Pettis e Gilbert Melendez por decisão dividida. Do outro lado, McGregor faturou o título dos penas em dezembro, quando nocauteou José Aldo em apenas 13 segundos. Depois, foi finalizado por Nate Diaz em março, mas venceu a revanche por decisão majoritária em agosto.
MAIS DOIS CINTURÕES EM JOGO
A maior expectativa gira em torno de McGregor, mas vale a pena ficar ligado em todo o evento. Antes de o irlandês pisar no octógono, outras duas disputas de título serão definidas. No co-evento principal, Tyron Woodley tenta sua primeira defesa de cinturão diante do perigoso Stephen Thompson, que chega como favorito nas bolsas de apostas, mesmo sendo o desafiante. Nada que incomode o campeão, que declarou que foi o azarão em seus últimos seis confrontos, saindo vencedor em cinco deles.
Stephen Thompson, Tyron Woodley, pesagem ufc 205 (Foto: Jason Silva)Tyron Woodley tenta primeira defesa de cinturão diante de Stephen Thompson (Foto: Jason Silva)
Woodley vem de três triunfos consecutivos. No primeiro deles, nocauteou Dong Hyun Kim de forma rápida. Depois, vitória por decisão dividida contra Kelvin Gastelum, que lhe assegurou a chance de lutar pelo cinturão que pertencia a Robbie Lawler. Em julho deste ano, ele nocauteou Lawler no primeiro assalto e chegou ao topo da divisão até 77kg. Seu adversário, por sua vez, tem 13 vitórias e uma derrota na carreira. O resultado negativo foi em abril de 2012, contra Matt Brown. De lá para cá, enfileirou sete oponentes, incluindo o ex-campeão Johny Hendricks e Rory MacDonald nos últimos compromissos.
Já pelo peso-palha feminino (até 52kg), a disputa será polonesa. Joanna Jedrzejczyk tenta sua quarta defesa de cinturão contra a compatriota Karolina Kowalkiewicz. O clima entre elas durante a semana tem sido hostil, com encaradas duras, especialmente na quinta-feira, quando a campeã chegou a dar uma cabeçada na rival. O duelo é de atletas invictas, com ambas ostentando cartéis perfeitos, sendo Joanna em 12 lutas, e Karolina em 10. A única derrota sofrida pela desafiante foi no MMA amador. A adversária? Jedrzejczyk, que venceu por finalização.
CARD DE ASTROS CONTA COM TRÊS BRASILEIROS
Thiago Pitbull tomada oficial de peso UFC 205 (Foto: Jason Silva)Thiago Pitbull não bateu o peso para o UFC 205 (Foto: Jason Silva)
O UFC 205 terá outros combates de alto nível. No card principal, o ex-campeão Chris Weidman enfrenta Yoel Romero, em duelo que pode definir o próximo adversário do campeão dos médios (até 84kg), Michael Bisping, e a ex-campeã dos galos (até 61kg) Miesha Tate tenta reencontrar o caminho das vitórias contra Raquel Pennington. No card preliminar, destacam-se as lutas entre Khabib Nurmagomedov e Michael Johnson, pelos leves, e Frankie Edgar contra Jeremy Stephens, nos penas.
Três brasileiros também estão escalados para entrar em ação: Thiago Pitbull, que não bateu o peso nesta sexta-feira para o que seria sua estreia nos leves e foi multado em 20% da bolsa, tem dura missão contra Jim Miller; Rafael Sapo, que perdeu para Robert Whittaker em sua última aparição, tenta recuperação contra  Tim Boetsch; Já Vicente Luque, em boa fase com três vitórias seguidas, enfrenta a promessa Belal Muhammad.
Outro confronto importante, mas que foi cancelado, seria entre Donald Cerrone e Kelvin Gastelum, mas Gastelum teve problemas no corte de peso e precisou deixar o evento.
UFC 205
12 de novembro, em Nova York (EUA)
CARD PRINCIPAL (a partir de 1h, horário de Brasília):
Peso-leve: Eddie Alvarez x Conor McGregor
Peso-meio-médio: Tyron Woodley x Stephen Thompson
Peso-palha: Joanna Jedrzejczyk x Karolina Kowalkiewicz
Peso-médio: Chris Weidman x Yoel Romero
Peso-galo: Miesha Tate x Raquel Pennington
CARD PRELIMINAR (a partir de 22h, horário de Brasília):
Peso-pena: Frankie Edgar x Jeremy Stephens
Peso-leve: Khabib Nurmagomedov x Michael Johnson
Peso-meio-médio: Vicente Luque x Belal Muhammad
Peso-leve: Jim Miller x Thiago Pitbull
Peso-médio: Rafael Natal x Tim Boetsch
Peso-galo: Liz Carmouche x Katlyn Chookagian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós